Fachadas de Casa 2016: Confira estilos e tendências

Conheça diferentes estilos e tendências que estão marcando presença nos projetos de fachadas de casa.

As fachadas de casa 2016 são verdadeiras obras de arte da arquitetura e funcionam como uma apresentação das moradias. Elas se distinguem com relação ao estilo, às formas e às cores, mas em todos os casos possuem os mesmos objetivos: recepcionar, acolher e surpreender.

Considerada o cartão de visita da casa, a fachada precisa ter um estilo que combine com a personalidade dos moradores. Também é fundamental que sua estrutura seja bem planejada para conseguir valorizar, de fato, os traços arquitetônicos.

Detalhes que enriquecem
Se você está construindo ou reformando a casa, então vale à pena apostar nos detalhes para deixar a parte externa da moradia mais convidativa. Alguns recursos, quando bem usados, favorecem o projeto, como é o caso das esquadrias e das texturas (pedra, pintura, tijolo ou madeira).

 

Existem muitos estilos e tendências que influenciam na escolha da melhor fachada para a casa. Confira algumas opções:

  • Modernidade
    Se você quer construir uma fachada moderna para a sua casa, então dê preferência às linhas retas e sem telhados aparentes. Com uma pegada mais minimalista, esse estilo busca sofisticação em acabamentos simples e neutros, como é o caso da pintura branca, do vidro e da madeira. Os projetos modernos valorizam a integração e podem deixar à mostra as áreas de lazer (ou varandas gourmet).

 

  • Iluminação direcionada
    Quando falamos a respeito de fachadas de casa 2016, uma coisa é fato: a iluminação direcionada vai continuar sendo uma das grandes apostas dos projetos modernos. A ideia é embutir spots na área externa para criar pontos de luz estratégicos, ou seja, que consigam destacar algum detalhe arquitetônico, criar caminhos ou mesmo valorizar os elementos do jardim externo.

 

  • Painéis de madeira
    Até mesmo as fachadas de casas pequenas estão ganhando um toque de modernidade, graças aos painéis de madeira. Esse material é compatível com um desenho reto, além do que contribui com a questão do isolamento térmico e acústico.

 

  • Sem telhado
    Os projetos de fachadas de casa sem telhados estão em alta! Algo bem diferente do que vimos por muitos e muitos anos nas fachadas de casas antigas. Nesse tipo de construção, o teto existe, só que fica escondido atrás das grandes paredes de linhas retas. Se você gosta de algo mais moderno, então essa estética pode ser a escolha certa.

 

  • Pedra canjiquinha
    Se você está em busca de uma solução simples para reformar a fachada de casa popular, então aqui temos uma ótima sugestão: a pedra canjiquinha. Esse acabamento é elaborado com filetes de pedras brutas, como é o caso do são tomé, arenito e pedra goiás. Essas peças normalmente dão origem a uma superfície irregular, devido às diferentes espessuras, profundidades e comprimentos.

 

  • Pergolado
    Caso a ideia seja incrementar uma fachada de casa térrea, então vale à pena apostar no poder do pergolado. Essa estrutura tem como finalidade sombrear espaços abertos e proteger contra as chuvas. Ela pode ser erguida com concreto, madeira ou mesmo estrutura metálica. Quando bem trabalhado no projeto, o pergolado ajuda criar uma linda varanda ou outro tipo de espaço integrado com o exterior.

 

  • Vidro + madeira
    Ainda para quem está em busca de composições modernas, a dica é combinar vidro com madeira. O primeiro material traz para o projeto o charme e a neutralidade da transparência, como já vimos na matéria sobre muros de vidro. Já o segundo aumenta a sensação de acolhimento e aconchego. Mesclar esses dois materiais é uma combinação interessante para quem deseja deixar a fachada de casa de campo com um ar mais contemporâneo.

 

Fonte: casaefesta.com

Deixe um comentário